sábado, 9 de julho de 2011

Vamos Prosseguir



"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca "

Este é um texto muito conhecido de todos os cristãos, no qual Isaías descreve o sofrimento de Jesus.
Um sofrimento inigualável, inimaginável, incomparável.

O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza.
Fiodor Dostoievski

Ao ler e analisar o pensamento acima exposto por Dostoiévski, vejo que ele tem razão, pois ao longo da história vemos que grandes homens passaram por momentos em que realmente experimentaram tristezas, sofrimentos, dores e humilhações, mas ninguém sofreu mais humilhações que Jesus. Sendo Ele o filho de Deus, o Criador de todas as coisas, conforme está escrito em João 1:6 " Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."; se fez homem, foi maltratado, perseguido, traído, humilhado, abandonado pelos discípulos, açoitado, esbofeteado, cuspido,  desprezado, condenado injustamente e crucificado

em Isaías 53 diz

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 

Note que neste verso diz duas vezes a palavra desprezado, o texto dá enfãse nisto, afirmando que Jesus sofreu a dor do desprezo.


No entanto, prosseguiu até o fim, por amor de mim, por amor a você, sempre obedecendo ao Pai.
Ele mesmo diz no evangelho de  João :

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.




Nisto também o pensamento de Dostoiévski está correto , ao fazer referência ao coração profundo, pois ninguém mais que Jesus representa o AMOR, pois ele DEU a SUA VIDA por amor a mim, a você, sem que nos o houvessemos amado, ele DEU, ninguém a tirou, pois ninguém teria poder para tirá-la se ele não tivesse se entregado, conforme também está escrito no versos 17 e 18 do capítulo 10 de João :

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

Bem, todos passamos por situações de sofrimento, no entanto, devemos seguir o exemplo deixado por Jesus, o qual, mesmo humilhado, seguiu até o fim, carregando a pesada cruz, pois Ele sabia que tinha uma missão a cumprir, e que após todo aquele sofrimento, Deus o exaltaria Soberanamente, ressuscitando-o dos mortos, dando-lhe um nome que é sobre todos os nomes, o qual, um dia , todo joelho se dobrará!

 Filipenses 2


Embora há momentos passamos por tristezas e sofrimentos, no entanto, Deus tem sempre algo a nós ensinar em meio a tudo isso, e por mais escura que seja a noite, haverá um amanhecer, Deus providenciará o alívio, o escape, a cura, a providência, ainda que aos homens parece impossível, pois pra Ele nada é impossível!

E se aquilo que esperamos ainda não aconteceu, Ele nos fortalece, ajuda, renova nossas forças pra continuar a caminhada.

Paulo, apóstolo e grande servo de Deus também sofreu muitas tristezas, humilhações, perseguições, também foi açoitado, ele mesmo descreve seus sofrimentos por amor do Evangelho de Cristo em II Corintios 12 :



Ele prossegue em II Timóteo no Capítulo 4 ele diz:

Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.

Como se vê neste verso, Paulo também sentiu a dor do abandono, assim como como Senhor.
Contudo, Deus jamais o abandonou pois na continuação do capítulo ele diz:

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me

Deus não abandona seus servos, em Salmos está escrito :

Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

Em Isaias está escrito :

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. 



O Senhor vê e está com aqueles que são desprezados, que estão abatidos, e assim como Deus assistiu, fortaleceu e ajudou a Paulo, Ele também ajudará a todo aquele que o invocar com um coração sincero e contrito.


A Palavra nos diz que quando estivermos aflitos devemos orar, conforme está escrito em Tiago:

Está alguém entre vós aflito? Ore.

"A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo."
Charles H. Spurgeon 


Paulo também escreve sobre os resultados da oração em Filipenses :

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.


Assim  como Paulo também seguiu o exemplo do Senhor, e prossseguiu até o fim, cumprindo sua missão e também deixando  claro que vale a pena ser fiel, vale a pena continuar, vale a pena confiar e ser amigo de Deus, também não devemos ficar desesperados quando passarmos por momentos de sofrimento e dor, pois Deus estará conosco, nos guiando, ajudando, consolando e fortalecendo!

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;"
Paulo em Romanos 12:12

Fiquem com Deus

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.
Se sentir saudades de fazer o bem, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desistas.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.

Mas nunca se detenha."
Madre Teresa de Cálcuta

Um comentário:

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :