terça-feira, 12 de julho de 2011

Os sofrimentos de Paulo por amor do Evangelho

Um resumo da vida deste grande apóstolo de Cristo

O apóstolo Paulo é para mim um exemplo de cristão, lendo suas cartas, ou lendo o livro de Atos dos apóstolos, vejo o quanto ele amava a Deus,  sua obra,  a Palavra, ao próximo, como ele se dedicava ao evangelho, e como ele tinha  amor e comunhão profunda com o Senhor !
Inspirado pelo Espírito Santo, escreveu um dos textos Bíblicos mais conhecidos, o de I Corinthios 13, no qual ele aborda o que é o Amor.
Paulo é, sem dúvida, um dos maiores nomes da história da Igreja. Foi ele um dos grandes instrumentos usados por Deus, tanto na expansão da mensagem do Evangelho como pra escrever as doutrinas Cristãs sob inspiração divina. 
Paulo recebera um chamado de Deus, foi um vaso escolhido,  e foi fiel a esse chamado . Aliás, é notável o cuidado que o apóstolo tinha em relação às igrejas sob sua responsabilidade e à Igreja em especial. Esse cuidado era manifesto por meio de suas admoestações (At 20.31); sua emocionada preocupação (2Co 11.28); seu incansável trabalho realizado sob a luz de um inamovível propósito (Gl 4.11); e sua intercessão constante em favor das igrejas (1Ts 3.10).
Seus ensinos em todas as suas cartas nos  deixam assim um exemplo de como deve ser um verdadeiro Cristão.
Ele mesmo destacou a importãncia do exemplo , conforme podemos ver em I Timóteo cap 4.
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 
Esta mensagem fala claramente como deve ser a maneira de andar de um cristão que tem compromisso  em agradar a Deus, que anda em conformidade com sua Palavra e que não vive de acordo com o que pensam os outros ou sob influência de uma mídia que prioriza o que é vulgar e o imoral.
Mas voltando ao assunto, Paulo não poucas vezes,  em suas epístolas, evoca o seu exemplo para corroborar algum ensino que ministrava, conforme podemos ver (At 20.35; 1Co 4.16; 11.1; Fp 3.17; 4.9; 2Tm 1.13)
"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo ", ele assim seguia as pisadas do Mestre, como o Próprio Senhor disse:

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 
João cap. 13 vers. 15

 

Paulo sofreu muito por amor ao evangelho e por amor a Jesus; foi açoitado, preso, apedrejado, injuriado, contudo, continuou fiel ao Senhor, sempre fazendo a obra que o Senhor lhe tinha confiado, admoestando com lágrimas muitas vezes, sempre com amor, dedicação e fidelidade ao Senhor, O qual ele tanto amava.
Ele estudava constantemente a Palavra e era guiado pelo Espírito, e assim todos aqueles que querem, como ele, completar a carreira, combater o bom combate e guardar a fé, devem amar a palavra e andar em Espírito, seguindo  o exemplo de nono Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Bem,  deixo a seguir um breve resumo deste grande servo de Senhor,  que é um grande exemplo pra mim !


1.    Nascido em Tarso, grande metrópole da Sicília, no início da era cristã.Da tribo de Benjamin, era fariseu, discípulo de Gamaliel. Zeloso nos costumes judaicos, o que o induziu a perseguir os cristãos.
2.    Jovem ainda e de grande reputação, consente na morte de Estevão e passa a perseguir veementemente os cristãos. O que fazia ao ir para Damasco?
3.    No caminho, ele se encontra com Cristo, e em seguida a mensagem : “Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo Meu nome”.
4.    Constituído APÓSTOLO DOS GENTIOS, vai para a Arábia. Volta para Damasco, onde testemunhou e teve que descer por um cesto, pela janela de uma muralha, At Gl 1:17 e 2 Co 11:32.
5.    Trabalhando no poder do Espírito Santo, instigado por mulheres ditas “piedosas”, de muita influência na cidade, é expulso de Antioquia, At 13:50 e segue  para Icônio, onde os judeus, projetando apedrejá-lo, At 14:5,6, os obrigaram a encetar fuga  para Listra, onde foi muito perseguido e apedrejado, At 14:18,19. Nessa ocasião, juntaram-se os judeus invejosos de Antioquia, Icônio e Listra, quando ele foi jogado para fora da cidade como morto.
6.    Levantando-se do apedrejamento, partiu para Derbe e outras cidades circunvizinhas.Participou da Assembléia em Jerusalém e, decidindo re-visitar as cidades que houveram evangelizado, contende com Barnabé, por causa de João Marcos. É separado do amigo querido, que não tinha a mesma visão, mas nem por isso a amizade acabou, Gl 2:1,9, embora Paulo o censurasse, Gl 2:13.
7.    Junta-se a Timóteo e Silas e segue para Filipos, por ordem de uma visão com varões macedônios, 16:9,10. Ali, é açoitado e preso. Liberto, segue para Tessalônica, onde Jasom, que os hospeda, é arrastado, preso e tendo que pagar fiança. Teve que fugir à noite, indo para Beréia, foi perseguido e o povo excitado contra ele. Foge para Atenas e vai a Corinto, onde é preso, julgado e expulso. Quem estava com ele (Sóstenes) foi espancado perante o tribunal, por apóia-lo.
8.    Em Éfeso, excitaram grandes tumultos contra ele, At 19:23 e lutou com feras, 1 Co 15:32. Dali segue para Tiro e Cesaréia, voltando a Jerusalém, onde é preso e julgado por INTRODUZIR NO TEMPO a Trófimo, um efésio. Paulo é arrastado para fora do templo e suas portas foram fechadas.
9.    Preso pelos romanos, Jesus lhe aparece: “CORAGEM! POIS DO MODO POR QUE DESTE TESTEMUNHO A MEU RESPEITO EM JERUSALÉM, ASSIM IMPORTA QUE TAMBÉM O FAÇAS EM ROMA”.
10.    Foi julgado por Félix, por Festo, por Agripa e por César.
11.    Enviado a Roma, sofreu naufrágio em Mileto, At 28:1. Na ilha de Malta, é provado por uma cobra e dado por marginal. Em Roma, foi preso. Sofreu frio na prisão, 2 Tm 4:13,21. Os amigos o abandonaram, por temerem a represália romana, 2 Tm 1:15-18. Escapara à boca do leão, 2 Tm 4:17 e pressente a sua morte, 2 Tm 4:18.
12.    Segundo testemunhos, foi decapitado em Roma, por Nero, nas grandes perseguições, em 67 ou 68 D.C., com média de 66 anos.

O SEU RESUMO: 2 Co 11:23-29 – mais trabalho que todos, muito mais em prisões; em açoites, sem medida (5 VEZES RECEBEU DOS JUDEUS UMA QUARENTENA DE AÇOITES MENOS UM – Dt 25:3= 40 – um a menos, para não exceder-se acidentalmente); em perigos de morte, muitas vezes. 3 vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado e dado por morto; 3 vezes em naufrágio, passou uma noite e um dia na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em  perigos de salteadores, em perigo entre patrícios (os da mesma nação), em perigo entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos ( A FALSIDADE ENTRE IRMÃOS O EXPUNHA A PERIGOS.
PELA SUA CONSAGRAÇÃO: Trabalhos e fadigas, vigílias, fome e sede, jejuns, frio e nudez.
PELO SEU AMOR: “Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? “

ISTO TUDO É NECESSÁRIO?
At 13:52 – Antioquia: “os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo”.
At 14:7 – eles, porém, continuaram pregando o Evangelho.
At 14:19,20 – Após apedrejado em Antioquia e dado por morto, “levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe”.
At 16:25 – Filipos: “Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus.
At 17 – perseguido em Tessalônica, foge, mas deixa lá Silas e Timóteo  (por onde passava, ia deixando discípulos, pregadores da Palavra). Em Atenas, muitos se convertem.
At 18:5 – perseguido, Paulo resolve continuar e SE ENTREGOU TOTALMENTE À PALAVRA, TESTEMUNHANDO A TODOS QUE JESUS É O CRISTO.
Onde ele passava, muitos se convertiam, Igrejas eram abertas e Deus operava muitas maravilhas. Perseguido, ultrajado, difamado, controvertido, mas ATÉ OS SEUS LENÇOS CURAVAM OS ENFERMOS.
At 19:11 ,12: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam de suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.”
SUAS DECLARAÇÕES:
-    “SOU PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO: , Ef 3:1; 2 Tm 1:8; Fm 1.
-    “MAS O SENHOR SEMPRE ME ASSISTIU”, 2 Tm 4:17.
-    “O ESPÍRITO SANTO ME ASSEGURA QUE, DE CIDADE EM CIDADE, ME ESPERAM CADEIAS E TRIBULAÇÕES; MAS EM NADA TENHO A MINHA VIDA POR PRECIOSA, CONTANTO QUE COMPLETE A MINHA CARREIRA E O MINISTÉRIO QUE RECEBI DO SENHOR JESUS, PARA DAR TESTEMUNHO DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS.
-    Gl 2:20: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
-    Gl 6:14 : “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo: .
-    Gl 6:17: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas do Senhor Jesus”.
-    1 Co 9:22,23 – “Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
-    “1 Co 9:27: “Subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser reprovado”.
-    1 Tm 4:6-8: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, o reto juiz, me dará naquele Dia; E NÃO SOMENTE A MIM, MAS TAMBÉM A TODOS QUANTOS AMAM A SUA VIDA”.

Fiquem com Deus

Um comentário:

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :