terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Jesus de Nazaré



Jesus Cristo é um dos mais conhecidos personagens da história. 
Dele falam cristãos, muçulmanos, judeus, ateus, indiferentes. Todos o admiram. Para uns não passa de reformador social.
Para outros um grande filósofo que inspira até nossos dias uma maneira de viver. Para outros um agitador de massas. Para outros ainda um pensador profundo.
Seus pais foram Maria e José. Era natural de Belém de Judá e sua nacionalidade era Judaica. Nasceu provavelmente no 7º ano de Roma.
Seu estado civil, solteiro e sua profissão, carpinteiro. Falava o aramaico com sotaque de Galileu. Não tinha beleza física, mas tinha todas as qualidades morais.
Era um homem como todos os homens. 
Tratava-se realmente de um homem. Os Evangelhos nos dizem que crescia em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Cansava-se de suas longas caminhadas. Tinha sede e fome como todos os mortais.
Experimentava a alegria com as crianças e com os lírios de campo. Tinha amigos.
Experimentou e sentiu  tanbém o sofrimento no que ele tem de mais cruel.
Os Evangelhos nos dizem que chorou diante de Jerusalém e por ocasião da morte de Lázaro.
Pede ao Pai que lhe afaste o cálice do sofrimentos e no alto da cruz grita: “ Deus meu,  Deus meu, por que me desamparaste?”
Não era um Deus disfarçado de homem, mas homem verdadeiramente homem. Homem como os homens menos no pecado. Jesus era  totalmente homem e totalmente Deus.

Além de nos dar o exemplo de como devemos viver, morreu na cruz em nosso lugar, para remissão de nossos pecados. Essa foi a principal razão de Sua Vinda.
Queria a instauração de um mundo de fraternidade, de compreensão, de amor. Chega ao ponto de propalar o amor aos inimigos.
Falou, e mais ainda, viveu a autenticidade : Sinceridade para com seu Pai e sinceridade para com os homens.
Queria formar em torno de sua pessoa uma comunidade de irmãos sinceros , cheios de amor e solícitos uns pelos outros, humildes.
Mostrou várias vezes aos homens um tipo de relacionamento novo para com Deus.
Revelou aos homens o que era a oração. Falou-lhes muito de seu Pai que era também Pai dos homens. Um Pai de perdão, de justiça, de solicitude para com os homens e fonte inesgotável de todo o bem. Os discípulos com os quais convivia foram aos poucos compreendendo quem de fato era Jesus de Nazaré.
Somente depois da sua morte e Ressurreição e depois ainda da vinda do Espírito Santo, é que começaram a compreender que Jesus era a encarnação de Deus, Deus entre os homens.
Ele havia dito a Filipe que quem o visse via também o Pai. Ele e o Pai eram um. As palavras que dizia não eram suas mas do Pai.
O Pai não o deixaria no domínio da morte, mas o ressuscitaria como de fato o fez.
Jesus é assim homem e Deus.
Como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Era a imagem do Pai. O retrato e fotografia do Pai. E assim permanece.
Assumiu todas as nossas dores, esperanças, alegrias e, anseios e, numa tarde de sexta-feira santa, fez o dom de  dar sua vida pela nossa vida.
Deu um sentido à nossa caminhada. Salvou-nos do mundo do nosso pecado e de nossa miséria.
Nasceu numa obscura aldeia, filho de uma camponesa .
Cresceu em outra simples aldeia, onde trabalhou como carpinteiro até os 30 anos.
Então, por três anos e meio, divulgou a verdade .
Nunca escreveu um livro .
Nunca teve um lar.
Nunca constituiu família .
Nunca viajou mais de 300 Km do lugar onde nasceu .

Em Isaías, no capíuto 53, setecentos anos antes de seu nascimento,  assim se profetizou e assim está escrito dele :



não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Isaías 53:2-3
Suas credenciais eram sua Palavra e sua  personalidade.
Além de sua humilde origem humana, O Messias não teria grandeza terrestre e nem atrativos físicos. Seu nascimento se deu numa humilde manjedoura, uma estrebaria onde guardavam e alimentavam o gado, situada talvez numa caverna. O nascimento do Salvador , o maior evento de toda a História, ocorreu em circuntâncias as mais humildes. Jesus, sendo o Rei dos reis, não nasceu nesta vida como um rei, nem viveu como um rei aqui na terra. Assim viveu uma vida humilde e simples. Desde o ínício e durante todo o seu ministério, Jesus sempre se preocupou-se com os necessitados.

Com 33 anos e meio  o ímpeto da opinião pública se voltou contra ele. Seus amigos o abandonaram .
Foi traído e levado à presença dos seus inimigos, passando pela farsa de um julgamento simulado, sendo esbofeteado, cuspido, humilhado e violentamente açoitado e ferido.
Foi crucificado e pendurado no madeiro entre dois ladrões.
Enquanto morria, seus executores lançaram sortes sobre sua túnica - a única coisa que possuía na terra.
Ao morrer foi enterrado numa tumba emprestada pela piedade de um amigo.
Vinte séculos se passaram e, hoje, ele é a figura central da raça humana e a Verdade Central do Cristianismo.

Ele é o Rei do Reis, O Senhor dos Senhores, O  Pai da Eternidade, O Príncipe da Paz.
Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, O Emanuel, que traduzido é : Deus conosco. 
Ele é O Bom Pastor, A luz do Mundo, O Caminho, A Verdade , A Vida,  O Salvador do Mundo, O mesmo ontem, hoje e eternamente, O Cristo, O Filho Unigênito de Deus.

Todos os exércitos que já desfilaram por este mundo, todas as frotas que já singraram os mares, todos os parlamentos que já se reuniram, todos os monarcas que reinaram, todos juntos, não influíram tão poderosamente na vida da humanidade, neste planeta, como fez esta vida singular, Jesus de Nazaré.

Seu nascimento, sua vida, morte e ressureição  mudaram cada parte, cada canto, mudaram toda a terra, toda a História da humanidade. E assim Ele mudou minha vida e É o meu Melhor Amigo, meu Rei, meu Senhor, meu Salvador.
No dia 25 de dezembro se celebra o Natal, o Nascimento de Jesus, que para mim, é a mais bela festa. Natal é tempo de esperança, de fé, de milagre,  de amor, de perdão, de alegria, de paz; é época que todos vivemos um clima de amor, uma época de inocência, parece que todos voltamos a ser criança, é época de presentes, de festa, de confraternização, de solidariedade.
Assim o Natal é uma oportunidade de celebrarmos de forma especial este importante acontecimento.
Natal é a celebração do maior presente de todos os tempos, o maior presente que podemos receber, o Maior presente que Deus nos deu :
Jesus,  a única e verdadeira esperança. NEle está todo o sentido da vida, o preenchimento de todo o vazio que ocupa o interior do homem, o anseio da alma, o real significado à vida,  a esperança de dias melhores.
Amigos, façamos de nossas vidas uma continuação da noite de natal, renascendo , a cada dia, com  mais  Paz, luz  e amor.
Deus lhe dê forças para que isto se cumpra em sua vida! 
Com Jesus todos os Natais são Felizes!


 

2 comentários:

  1. Jesus e seu infinito amor por nós sempre trará um sentido para nossas vidas, Jesus vive e o natal precisa ser pensado como um momento de reflexão,de esperança no futuro e renascimento no presente. Grande texto Rick, em tempos de diminuição do cristianismo no mundo, a internet precisa de mensagens assim. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Guina! Com certeza, escrever a respeito de Jesus é sempre algo fascinante e que traz muita edificação!

      Excluir

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :