domingo, 2 de setembro de 2012

Joaquim Barbosa : Belo exemplo de vida




Mais um motivo e mais uma pessoa para eu adimirar pelo caráter, integridade e pela coragem.

Ex faxineiro...ele limpava banheiros no TRE do DF.
Filho de uma dona-de-casa e de um pedreiro...
Dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do Distrito Federal.
Apaixonado por línguas. Um dia, o mineiro, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Na
quele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol.
Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da faculdade. Passou nos concursos de: Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro. Ahh, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Então, tá!
Dá-lhe Barbosa!
Belo exemplo de vida!



 A seguir , a carreira de Joaquim Barbosa

- Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos .

- Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram.
- Aos 16 anos foi sozinho para Brasília , arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público.
- Entrou na Faculdade de Direito sem necessitar de cotas.

- Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

- Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979) , tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados (1979-84). Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado .

- Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993.

- Retornou ao cargo de Procurador no Rio de Janeiro e Professor concursado da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

- Foi Visiting Scholar no Human Rights Institute da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, em Nova York (1999 a 2000) e na UCLA - Universidade da Califórnia - Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

- Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha - é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol.

O ministro Joaquim Barbosa é um exemplo a ser seguido por TODOS os juizes do Brasil: modelo exemplar de competência, caráter, sinceridade, simplicidade, inteligência, homem integro, patriota, verdadeiro e que está a favor do Brasil e da justiça brasileira.
Ele honra a toga que veste.
Começou de baixo, e com muito estudo e esforço, chegou onde chegou, graças a Deus. 
É disso que o Brasil precisa urgentemente.





 

5 comentários:

  1. É de gente assim que o Brasil precisa, é na escuridão da toga de Joaquim Barbosa que as luzes da ética e da moralidade se acendem, é um incentivo e tanto para que a sociedade aumente seus esforços para que o Brasil seja mais limpo !

    ResponderExcluir
  2. Esse sim é um legítimo trabalhador que merece nosso respeito. Esta fazendo mais pelo Brasil que certos caudilhos disfarçados de populistas. Avante Joaquim Brabosa ! Você já entrou para a história como um grande brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Ilustre cidadão, R. Fernandes,de antemão quero parabenizá-lo pela percepção do que valoroso e pela consciência do que importante para uma sociedade de nobres valores. Diferente dos heróis de roliude o Exmº Sr. Ministro do STF, Joaquim Barbosa, é um verdadeiro herói. Sem precisar de voar (super-homem), aneis especiais (lanterna verde), materlo dado por um deus - Odim -, para o poderoso Thor etc etc. o excelente ministro luta por justiça, direitos, honra, dignidade, igualdade (nem que seja perante a lei), enfim. Grande homem, o Min. Joaquim Barbosa, realmente, está conforme uma máxima do livro de Eclesiártico, Antigo Testamento, apenas nas bíblias católicas, que diz: "não queira ser juiz aquele que não tiver coragem para promover a JUSTIÇA".

    MARCOS NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :