sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Administrador



Administrar é uma profissão antiga , porque a administração fez com que os povos se organizassem desde os primórdios e se tornassem uma sociedade moderna, com tecnologia e todos os avanços que temos, proporcionando diversos  avanços  no nível social de igualdade, justiça e direitos individuais e coletivos. Devido a tudo isso,  o Administrador é antes de tudo um importante ator social.

A Administração é uma ciência muito versátil , flexível, multidisciplinada, ampla, panorâmica,  a mais globalizada, por isso acaba exigindo conhecimentos multi-facetados, por seu conteúdo acadêmico diversificado e amplo, como matemática, economia, psicologia, recursos humanos, mercado, pessoas,  marketing; pois além de ensinar sobre controle, tomada de decisões, ela  contribui para o avanço de uma determinada região, ou mesmo uma nação, elevando o homem em sua plenitude intelectual, proporcionando uma visão holística do mundo. Ela está sempre voltada para o futuro, para o desenvolvimento humano , seja ele individual ou coletivo, além de estar sempre em busca de avanços sejam através de pesquisas ou estudos, fazendo assim que os administradores estejam em uma constante busca pelo saber, ampliando seus conhecimentos e os horizontes de sua cultura, estando sempre atualizados, informados, permitindo assim que ideias e inovações sejam criadas, com possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional sem limites.  Ser Administrador é  ter visão estratégica, pois além de ser uma carreira fascinante, desafiadora,  nos proporciona  ampla visibilidade para diversos setores profissionais, fazendo de cada dia a busca por  um diferencial,  sendo assim uma área onde deve-se aprender até o último dia de vida, mas não um aprendizado por mera necessidade profissional, mas sim pelo prazer de estar em busca do saber, fazendo da Administração uma arte não apenas de trabalhar, mas de viver. Ela representa e proporciona uma evolução pessoal, profissional e social, pois abrange uma grande gama de disciplinas aplicadas a vida como um todo.
Administrador gera desenvolvimento, pois Administradores são, organizados,  inteligentes, dinâmicos, eficientes,  não acomodados,  proativos, cooperativos, dedicados,  planejadores, projetistas, economistas.
Claro que cada um ao seu estilo, pois assim como um camisa dez de um time de futebol orquestra as jogadas de maneira maestral, seja com um com estilo mais clássico, cadenciando o jogo, com passes precisos, lançamentos perfeitos, seja mais arrojado, veloz, passes rápidos, partindo em velocidade com a bola dominada, assim também o Administrador a sua maneita irá desenvolver seu trabalho de acordo com suas apitidões, conceitos, princípios, vivências, capacidade e estilo.

A Administração  desenvolve em nossa vida e na sociedade uma consciência responsável para um crescimento com ética, dignidade  social  e  sustentável, criando condições para que as pessoas e empresas possam viver em um mundo cada vez mais competitivo, porém  mais justo e digno.

A Administração mescla ciência e arte, passado e futuro, formalidade e descontração, não te deixando na monotonia nunca, não sendo uma área do saber estática, e por ser uma ciência bastante ampla, não ficamos restritos apenas a  uma única coisa.  Na graduação de Administração temos  o contato com diversas áreas organizacionais, trazendo assim ao acadêmico a oportunidade de crescimento pessoal e profissional como já disse, sendo isso necessário, pois uma organização é composta por muitos setores, pessoas, máquinas, fluxos de informações, recursos financeiros e econômicos. É fascinante conhecer as engrenagens que compõem uma organização e entender como funcionam juntas, e também todas as interações que ocorrem entre elas, a sociedade e o meio ambiente. A Administração é a estrutura, o cérebro, a espinha dorçal de qualquer organização e sem ela, qualquer entidade, não subexiste .

A Administração faz parte da vida de todas as pessoas, independente de profissão. São inúmeros os benefícios do curso de Administração, por ser uma área bem ampla e abordar diversas áreas do saber em suas múltiplas disciplinas, produz um conhecimento extraordinário, pois com ele você aprende administrar seu tempo, suas finanças, seus relacionamentos, seu trabalho, planejar sua vida, organizar, te dando uma visão ampla de tudo o que acontece, um senso crítico apurado, maturidade, visão estratégica, enfim, ela te oferece um leque de opções para atuar no mercado de trabalho, você conhecer a empresa num todo, a sociedade, o mundo .  

Arte e ciência, essa é a Administração que  me fascina, um conhecimento maravilhoso e apaixonante..!!!

Uma arte em que nos realiza e aperfeiçoamos a cada dia, a cada vitória.

"Administrar significa olhar à frente". Henri Fayol

A seguir, uma abordagem para  complementar mais a respeito desta versátil ciência,  descrevendo um pouco mais de sua história, habilidades do Administrador, seu juramento, seus símbolos,  códigos, postura e atitudes.

O Administrador

A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.

Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Habilidades do Administrador
Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica.


Atitudes do Administrador
Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionarios para que eles possam crescer junto com a empresa.


Símbolo da Profissão no Brasil


Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:


                                                                                                                               



O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.
Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum". 
"O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)"
"As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)".
"As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

Dia do Administrador

Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.


Juramento do Administrador

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA nº 201, de 19/12/97


Oração do Administrador

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."

Adm. Rui Ribeiro de Araújo CRA/DF nº 2285


Código de Ética do Profissional de Administração (CEPA)

"O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País.É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações".

 

Clique aqui para saber mais do Código de Ética do Profissional de Administração (CEPA)

Para saber mais a respeito desta fascinante e dinâmica ciência veja outra postagem minha a respeito 
A Era do Administrador



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :