terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aos humildes


Gostaria de fazer uma pequena abordagem a respeito dessa tão nobre virtude, mas antes se faz necessário abordar a sua oponente, a soberba.
O texto "A soberba e seu veneno"  logo abaixo é uma postagem de um grande amigo, no qual ele aborda com maestria e  de uma forma clara, este mal que vigora hoje em dia mais que nunca na sociedade e que com certeza cada um de nós já se deparou  com alguém que tem em sua personalidade este veneno.
Não quero aqui dissertar sobre ela, apenas fazer algumas considerações a repeito  , já que, como disse,  ela é abordado de uma forma muito clara e objetiva na postagem abaixo de meu amigo.
Podemos dizer que a soberba é a “cultura do ego”, é um sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas.
O soberbo é uma pessoa arrogante, que se acha melhor e superior aos demais, e não podendo vence-los os diminui, ridiculariza.
Na escola, no trabalho,no cotidiano conhecemos muitas pessoas assim. Alguns fingem ser o que não são, sendo assim gralhas com penas de pavão.
Podemos dizer que a soberba tem muitos filhos, tais como: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria, etc. 
A soberba é o oposto da humildade.
Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é a grande virtude, a que mais caracterizou o Filho de Deus, Jesus, sendo ELE “manso e humilde de coração” (Mt 11,29). Sem dúvida é uma virtude muito desprezada pelo mundo atual, que a julga inadequada para quem quer vencer a corrida para adquirir poder, fortuna e fama, que são os alvos preferidos pelos ambiciosos, que assim numa busca desenfreada, estando cegos por este veneno, acabam mentindo, enganando, traindo, passando rasteira nos outros, puxando o tapete, buscando a qualquer custo ou preço um status....
No entanto, foi com a ambição que o diabo tentou nossos primeiros antepassados, tendo ele já sido dominado por este mal e consequentemente expulso das regiões celestiais por seu orgulho e  maligna ambição.
Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses” e as consequências estão por aí até hoje (Gen 3,5); Jesus, sendo Deus, fez-se homem.
Da manjedoura à cruz do Calvário, toda a vida de Jesus foi vivida em humildade.
A humildade é preciosa aos olhos de Deus e revela que quem a possuir será mais e mais abençoado e agraciado com os Seus cuidados "Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. salmos 138 ; ELA CONSERVA A ALMA NA TRANQÜILIDADE E CONTENTAMENTO, MESMO EM MEIO ÀS DIFICULDADES DIÁRIAS E GERA A PACIÊNCIA E RESIGNAÇÃO NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS POSSÍVEIS.
Pode-se defini-la como “um sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; modéstia; ausência de orgulho”. 
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.

Esta humildade, esta consciência, este sentimento se adquire lentamente pelo trabalho interior ou pode ser provocada pelo recolhimento da existência de algo superior em nós mesmos, reconhecer a grandeza de Deus, o Ser Supremo, das suas Forças Universais ou das leis que as regem, reconhecimento ao Poder de sua Palavra, ante essa compreensão e reconhecimento interior há humildade, reverência à grandeza do Criador.

A verdadeira humildade sempre está acompanhada de outras virtudes: caridade, misericórdia, amor, verdade e compaixão.

Mas todos nós  já devemos ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?


Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.

Como já disse, o termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.

Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a falsidade.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.


Uma das características de uma pessoa que possui humildade é que ela não fica entrometendo- se na vida dos outros.
Assim como a soberba, o orgulho também é o contrário da humildade , porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.

O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.


Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.

Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.

A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.

Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.

A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.

Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser".

A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.

O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".

Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo".

A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.

A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.

Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.

O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao Criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.

Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.


Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?

É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.

Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.

O Poema a seguir também nos dá uma ideia dessa tão nobre virtude:



                                             Humildade não consiste
em esconderes teus talentos e virtudes
ou em considerar-te pior e menos qualificado
do que realmente és.
Não demonstras nenhuma humildade
quando te subestimas e te desqualificas
diante de ti mesmo.

Apenas contribuis para que as outras pessoas
da mesma forma te menosprezem e façam pouco de ti.
Mas exaltar os teus feitos e predicados
também não é uma alternativa recomendável.

O sol não manda arautos a cada manhã
para anunciar que está chegando
e no entanto é impossível alguém ignorar a sua presença.

Tampouco é traço de humildade usar de falsa modéstia
para que descubram, deslumbrados,
o teu ser monumental:
- isto seria apenas
uma refinada demonstração da tua vaidade.

Humildade
consiste apenas em teres clara consciência
e em seres capaz de reconhecer
diante de ti e dos outros,
de modo sincero e espontâneo,
o que és e o que não és,
o que sabes e o que desconheces
o que és capaz e o que não podes
o que já alcançaste e o que te falta.



Bem, pra finalizar, já que o assunto é mui amplo e apenas fiz algumas considerações a repeito dele, um dia abordarei o tema de uma forma mais ampla;  deixo um pensamento e  dois textos bíblicos, poderia deixar mais, mas vou deixar apenas estes dois,  que fazem referência tanto a humildade como a soberba, um nos alertando do perigo da soberba, outro nos aconselhando e mostrando o que acontecem aqueles que assim como Jesus Cristo, são humildes e por isso sofrem, mas são exaltados por Deus, pois assim como Deus exaltou a seu Filho de uma maneira soberana, Ele exalta os humildes e desprezados, assim que, "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."


"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."
Rabindranath Tagore

Filipenses cap 2

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
Provébios cap 16, vers 18


A Soberba e seu Veneno


É notório o fato de que os seres humanos manifestam-se conforme vários sentimentos, muitos dos quais acabam tornando-se traços marcantes da própria personalidade em questão. O que é humanamente triste é a percepção acerca de como diversas pessoas pautam suas ações através da expressão da Soberba.
Tal termo, proveniente do latim superbia, caracteriza-se por ações coletivas, como a sociedade dividida por castas, ou individuais, cujo teor será explanado (humildemente) nas linhas que se seguem.
Vejamos: É muito fácil, seja no ambiente laboral, escolar, religioso, doméstico ou qualquer outro, que haja alguém que demonstre a pretensão de ser superior a quem está ao seu redor. Para que essa suposta superioridade seja visível, deixando as emoções do indivíduo soberbo em equilíbrio, o mesmo precisa impor sua imagem da forma que for preciso.
Trata-se de um misto de arrogância e vaidade de modo com que a pessoa sente-se infalível no que faz, insensível no que requer e intransigente quanto ao que não recebe; num contexto de visão do mundo a partir de si mesmo, onde o falso resultado pode ser uma ilha de satisfação pessoal em meio a um oceano de descontentamento e inimizades. Geralmente o respeito ocorre apenas ao cargo, poderio financeiro ou por uma mera educação formal.
Mas a soberba pode ser abandonada por meio da humildade. Sendo que, o indivíduo que enxerga os demais à sua volta como diferentes em suas missões existenciais, mas semelhantes em essência, dá um sentido mais amplo a sua vida, pois qualquer circunstância adversa ou situação aparentemente de inferioridade transforma-se em uma oportunidade de aprendizado. A simplicidade e o respeito às diferenças denotam consciência para viver, essas virtudes funcionam como poderosos alicerces para a formação de verdadeiras riquezas e técnicas humanas, além do que, conferem a quem as tiver uma verdadeira sensação em ser especial.
Enfim, para quem busca um exemplo de simplicidade e humildade nada melhor do que conhecer e refletir sobre a história de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Como já disse Galileu Galilei há alguns séculos: “todo homem quer ser rei; todo rei quer ser Deus; mas só Deus quis ser homem”
by Agnaldo Gonçalves Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :