segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Alguém Superior a Você




Eu sempre gosto dos artigos de Stephen Kanitz.           
O curriculo dele é extraordinário:

Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, foi professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Criador de Melhores e Maiores da Revista Exame
Articulista da Revista Veja - Editora Abril, entre outros.

Neste artigo ele fala da importância da humildade. Ele relata um encontro com um vice presidente da uma grande empresa e se surpreende pelo executivo estar lendo a Bíblia. O executivo lhe explica a razão de seu apreço pelas escrituras e os motivos que o levam a cultuar a Deus.

Dizem que Marco Aurélio, imperador Romano, e o maior dos estóicos andava com um servo ao seu lado , sempre sussurrando ao seu ouvido."Lembre-se , você é apenas um homem".
Tenho um relato semelhante. Um cientista renomado mundialmente nos meios acadêmicos foi procurado para uma entrevista e frustrou um jornalista ao procurá-lo na Alemanha. Por acaso, ao voltar, encontrou-o em um Café na França pela manhã. Em uma mesa, lia interessadamente a Bíblia. O jornalista achou absurdo um catedrático com Phd e muito mais lendo a Bíblia. Justificou o catedrático: 
- Tivesse eu descoberto a Bíblia na Juventude, não precisaria estudar tanto. - A Bíblia tem tudo que o homem necessita para degustar conhecimento. Tem todas as matérias; Economia; Saúde; Matemática; Administração entre todas. É o livro mais completo, basta saber interpretá-lo. - Esse catedrático ainda comentou ao responder para o Jornalista: - Sim,sou assim hoje aos 50 anos, aos 50 anos, todos os homens assim se comportam. Descobri tarde a Bíblia. 
O fato é que por maior que seja o cargo que uma pessoa ocupa numa empresa ou num governo, sempre estará sujeito a Alguém Maior. 
Assim está escrito :
Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus. (Sl.62:11) 
 O fato é que enquanto muitos insistem em ostentar seu poder, milhares lutam para sobreviver, clamam por justiça, são obrigados a ver um filho sofrendo em um corredor de hospital ou pedindo o que comer. Penso que o homem está cada vez mais se perdendo em valores superficiais, esquecendo-se de Deus. Para muitos nos dias atuais, a humildade deixou de ser virtude, muitos de uma forma gananciosa e egoísta querem ser o tal, demonstrar poder, ocupar posições, acumular riquezaz.
Toda essa vaidade deixou muita gente míope. 

O executivo do artigo de kanitz é um exemplo de que ainda existem pessoas que, mesmo exercendo uma posição hierárquica que lhe confere poder, são humildes e tementes a Deus. Reconhecem que todo o poder emana do alto, como disse Jesus respondendo a Pilatos: “Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado...”.
Se a grande maioria de nossos políticos e executivos fosse formada de pessoas educadas e de boa índole, humilde e temente a Deus, não haveria tanta corrupção, imoralidade e falta de probidade em nosso país.

Já esta mais do que na hora de despertar. 

A seguir, o execelente artigo de Stephen Kanitz.
Boa Leitura


Alguém Superior a Você

Download (1)Viajei uma vez de classe executiva, e ao meu lado um senhor de terno, cara de executivo, lendo a Bíblia.
Achei que fosse um destes bispos de igrejas que visam o lucro viajando com todo o conforto do mundo, mas era na realidade um Vice Presidente de uma empresa subsidiária da Alcoa.
Perguntei porque ele estava lendo a Bíblia.
"Como Vice Presidente de uma grande empresa eu tenho muita influência e poder sobre a vida de milhares de pessoas. Se eu não tomar cuidado, este poder pode subir à minha cabeça, o que causaria muita infelicidade.
Por isto, acho importante ir todo domingo à Igreja, para relembrar que existe uma pessoa mais poderosa e muito mais sábia do que eu."
Eu já ouvi muitas razões para se ir todo domingo à Igreja, mas esta era uma ideia nova. Achei uma razão muito interessante para ir até uma Igreja toda semana, não para pedir perdão ou pedir ajuda.
Mas como uma forma para que aqueles que comandam o poder tenham o bom senso de baixar a bola, perceber todo domingo o limite da prepotência, fazer semanalmente um ato de humildade e ficar de joelhos como todos nós.
A classe dominante de ontem ainda acreditava em Deus, mas nestes últimos 50 anos foi substituída por outra classe que já não acredita em algo superior a História, que não vai à Igreja mostrar humildade, nem jogar um balde de água fria na arrogância.
A nova classe dominante das universidades, da mídia, dos líderes dos movimentos sociais, dos políticos e da maioria dos intelectuais passaram a acreditar que não há ninguém superior a eles, que eles sabem tudo, que mudarão o mundo sem ter que prestar contas a mais ninguém. Os fins justificam os meios.
Intelectuais mandam cada vez mais nas nossas vidas, achando que são os czares da economia, altruístas da Sociologia, protagonistas da História, endividando países ao seu bel prazer, congelando preços e salários, sequestrando nossa poupança, destruindo o capital social deste país, retirando 38% da renda de seus legítimos donos, e assim por diante.
Como eles sabem tudo, os fins justificam os meios, afinal eles são superiores.
Para os social democratas, como o PSDB, bastava colocar 100 intelectuais em postos chaves, as melhores cabeças deste país, e tudo ficaria resolvido.
Mal sabem que hoje em dia não basta uma centena de intelectuais para administrar um país.
O número mais próximo seria no mínimo os 12 milhões de membros da chamada classe média, que está sendo deliberadamente destruída pelos intelectuais que não querem competição.
Se você intelectual, que não acredita em Deus, e por isto não quer ir para a Igreja uma vez por semana, para não mostrar aos seus correligionários que acredita que existe algo superior à sua ciência, pelo menos seja humilde como o Vice Presidente da Alcoa.
O sofrido povo do Brasil agradece.

 Stephen Kanitz
Consultor de empresas e conferencista, vem realizando seminários em grandes empresas no Brasil e no exterior. Já realizou mais de 500 palestras nos últimos 10 anos.

Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, foi professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Criador do Prêmio Bem Eficiente para entidades sem fins lucrativos e do site www.voluntarios.com.br.

Criador de Melhores e Maiores da Revista Exame
Sua experiência como consultor lhe rendeu vários prêmios: Prêmio ABAMEC Analista Financeiro do Ano, Prêmio JABUTI 1995 - Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio ANEFAC.
É árbitro da BOVESPA na Câmara de Arbitragem do Novo Mercado.


Atividades

Articulista da Revista Veja - Editora Abril.

Criador e organizador do Prêmio Bem Eficiente para entidades sem fins lucrativos e do site www.voluntarios.com.br.
Árbitro da BOVESPA na Câmara de Arbitragem do Novo Mercado.
Criador da Edição Melhores e Maiores da Revista Exame.
Ex-comentarista econômico da TV Cultura de São Paulo.


Títulos

"Master in Business Administration" pela Harvard University.

Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Livros Publicados

 1- "O Brasil Que Dá Certo" - Makron Books - São Paulo.

 2- "Brazil - The Emerging Economic Boom" - Makron Books - São Paulo.
 3- "Os 50 Melhores Artigos" - Editora Campus - Rio de Janeiro.
 4- "Ponto de Vista" - Editora Senac - São Paulo - Co-autoria.
 5- "Como Prever Falências" - Editora McGraw-Hill - São Paulo.
 6- "Contabilidade Introdutória" - Editora Atlas - São Paulo - Co-autoria.
 7- "Contabilidade Intermediária" - Editora Atlas - São Paulo - Co-autoria.
 8- "O Parecer do Auditor" - Editora McGraw Hill - São Paulo.
 9- "Controladoria" - Textos e Casos - Editora Pioneira - São Paulo.
10- "Controladoria" - Manual do Professor - Editora Pioneira - São Paulo.
11- "Inflação e Desenvolvimento" - Editora Vozes - São Paulo - Co-autoria.
12- "TPD - Análise dos Demonstrativos financeiros" - IOB - São Paulo.
13- "Práticas de Cidadania" - Editora Contexto - São Paulo - Co-autoria.
14- "Acontece nas Melhores Famílias" - Editora Virgília - São Paulo - Co-autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você poderá também gostar :

Outras postagens deste Blog que você poderá também gostar :